Vitamina C é, sem dúvida, um dos princípios mais utilizados na cosmética em todos os tempos, pois seus benefícios, já comprovados, são capazes de transformá-la num ativo indispensável.
Compreenda a importância da estrutura e as funções da vitamina C no cosmético que você usa.
Como se sabe, esta vitamina apresenta dificuldades na sua manipulação, inerentes ao seu alto risco de oxidação perante a luz, altas temperaturas e presença de água. A utilização de ácido ascórbico em produtos cosméticos e farmacêuticos é limitada devido à sua baixa estabilidade. Em condições aeróbicas, o ácido ascórbico é reversivelmente oxidado para ácido dehidro L-ascórbico, que pode ser irreversivelmente degradado à ácido oxálico.
Ao longo de décadas, pesquisadores estudaram e modificaram a molécula instável do ácido ascórbico, através de diferentes tecnologias como, esterificação e encapsulamento, que resultaram em diversas formas de vitamina C estáveis. Estas formas estabilizadas de vitamina C (ou ácido ascórbico modificado) garantem um ativo mais estável, em pH compatível para o ativo e para a formulação, com estabilidade ideal para a aplicação e metabolismo, em veículo adequado e, muito importante, em concentração comprovadamente eficaz e segura.
Estas formas estabilizadas ainda permitem condições mais favoráveis para o acondicionamento e manuseio dos produtos contendo vitamina C. A tabela abaixo indica algumas formas de vitamina C estabilizadas que partiram da molécula do ácido ascórbico.
Os ésteres, como o ascorbil fosfato de sódio e o ascorbil fosfato de magnésio, que apresentam melhor estabilidade frente à oxidação em comparação com o ácido ascórbico.
O ascorbil fosfato de magnésio é um derivado do ácido ascórbico obtido pela reação de esterificação de um grupo hidroxila por uma cadeia inorgânica, que protege o anel enediol das reações de degradação. Este ativo, ao penetrar na epiderme, libera vitamina C livre devido à ação das enzimas estearases presentes na pele. Porém, o uso do ascorbil fosfato de magnésio em associações fica limitado à restrita faixa de pH permitida para a formulação (pH de 7 a 8).
O ascorbil fosfato de sódio também é um derivado da vitamina C estável que é clivado por enzimas da pele para liberar o ácido ascórbico. Em um estudo realizado em 2013 que investigou a estabilidade de emulsões O/A contendo ácido ascórbico e seus ésteres ascorbil fosfato de sódio e de magnésio, a formulação com ascorbil fosfato de sódio se mostrou a mais estável em comparação com as de ascorbil fosfato de magnésio e de ácido ascórbico.
Outra opção interessante de vitamina C estabilizada é o LumineCense® (INCI Name: Caprylyl 2-Glyceryl Ascorbate), um novo derivado do ácido ascórbico sintetizado através da introdução de um grupo octila e um grupo de glicerila. Essa molécula recentemente desenvolvida resultou em uma vitamina C não iônica, anfifílica e biologicamente ativa. É preciso, porém, incorporá-la à frio em suas formulações. A matéria-prima deve ser acondicionada em geladeira (10º C), mas após a manipulação da formulação cosmética esta não precisa ser acondicionada em geladeira, bastando manter a formulação final à 25ºC. O pH final da formulação precisa estar entre 3,5 e 5,5.
Os ésteres de vitamina C, embora mais estáveis que a vitamina C pura, dependem de uma faixa de pH diferente do que a do seu ácido para uma boa eficácia e estabilidade.
Veja na tabela abaixo as principais opções de vitamina C estabilizadas disponíveis e suas particularidades:
- Derivado da vitamina C: Activespheres™ Vit C PMG
INCI Name: Water (and) Butylene Glycol (and) Magnesium Ascorbyl Phosphate (and) Atelocollagen (and) SodiumChondroitin Sulfate (and) Xanthan Gum (and) Polysorbate 20.
Solubilidade: Hidrossolúvel.
Faixa de pH de estabilidade: 5 – 6
Características: Ascorbil fosfato de magnésio encapsulado em colágeno e sulfato de condroitina de origem marinha.
% de uso: 1-10%
Incompatibilidade: Não é estável com ácidos ou com DMAE. Incompatível com Natrosol. - Derivado da vitamina C: Ascorbosilane® C
INCI Name: Ascorbyl Methylsilanol Pectinate
Solubilidade: Hidrossolúvel.
Faixa de pH de estabilidade: 5 – 7
Características: Vitamina C vetorizada em silanóis.
% de uso: 3-5%
Incompatibilidade: N/A. - Derivado da vitamina C: Ascorbil fosfato de magnésio (Nikkol VC PMG®; VC-PMG®)
INCI Name: Magnesium Ascorbyl Phosphate
Solubilidade: Hidrossolúvel.
Faixa de pH de estabilidade: 6,5 – 8
Características: Ascorbil fosfato de magnésio.
% de uso: 1-3%
Incompatibilidade: Bases aniônicas, ácido azelaico, ácido fítico, ácido kójico, ácido lático, ácido retinóico, hidroquinona e gel Carbopol®. - Derivado da vitamina C: AA2G™
INCI Name: Ascorbyl Glucoside
Solubilidade: Hidrossolúvel.
Faixa de pH de estabilidade: 5 – 7
Características: Ácido Ascórbico 2-glicosado.
% de uso: 1-2%
Incompatibilidade: N/A - Derivado da vitamina C: LumineCense®
INCI Name: Caprylyl 2-Glyceryl Ascorbate
Solubilidade: Hidrossolúvel.
Faixa de pH de estabilidade: 3,5 – 5,5
Características: 2 – gliceril- 3 – octil ascorbato
% de uso: 0,5-100%
Incompatibilidade: N/A. - Derivado da vitamina C: Nanoesferas Vitamina C®
INCI Name: Ascorbic Acid (and) Sodium Propoxyhydroxypropyl Thiosulfate Silica (and) Water.
Solubilidade: N/A.
Faixa de pH de estabilidade: 5,5 – 6,8
Características: Dispersão de vitamina C sob a forma nanosferizada
% de uso: 0,5-3%
Incompatibilidade: N/A. - Derivado da vitamina C: Nikkol VC IP®
INCI Name: Ascorbyl Tetraisopalmitate
Solubilidade: Lipossolúvel
Faixa de pH de estabilidade: N/A.
Características: Derivado lipossolúvel de vitamina C
% de uso: 1-10%
Incompatibilidade: Géis.
É possível concluir que as finalidades hidratantes, clareadoras, antioxidantes, estimulantes da renovação da camada córnea e da síntese de colágeno, devem ter a eficácia e segurança de uso comprovadas. E estas, dependem além da concentração do ativo, do veículo, do pH da formulação, da penetração cutânea, e também da estabilidade química da forma de vitamina C utilizada.
Fonte: